segunda-feira, fevereiro 09, 2009

O Ladrão de Arte, de Noah Charney

Só não posso apregoar que este livro me tenha "enchido as medidas" devido ao final, de que obviamente não posso falar :)

A verdade é que este livro pode ser um pouco aborrecido para quem não tiver especial inclinação para a história da arte, mas para mim, que sempre a adorei, é um "quase" 5 estrelas.

Noah Charney é reconhecido internacionalmente no mundo da arte, tem um doutoramento em "História do Roubo de Obras de Arte" pela Universidade de Cambridge, e foi o fundador da ARCA, (Association for Research into Crimes against Art), um grupo consultor não lucrativo que actua no campo dos crimes que envolvem arte - www.artcrime.info.

O ritmo do livro é muito bom, a forma como três roubos aparentemente distintos são descritos, e explorados, é arrebatadora. Parece uma obra "por camadas", e quem a ler, perceberá que isso é quase literal. Pelo meio vamos aprendendo um pouco desta área, o que achei fantástico, e despertou o meu gosto adormecido pela disciplina (que tive o prazer de frequentar no secundário e na faculdade, e de que gostaria mesmo possuir uma licenciatura, só porque sim... para mim).

Só pecou mesmo pelo final... Mas não nos podemos esquecer que esta foi a primeira obra deste autor, pelo que ficarei de olho em futuros romances, que com certeza serão ainda melhores :)


7 comentários:

WhiteLady3 disse...

Eu começo a interessar-me bastante por história de Arte. Vou manter este livro debaixo de olho. ;)

Tita disse...

Oh Ana, isso não vale, a colocar no blog livros interessantes...como queres que modere as minhas compras? eheheh

anaaaatchim! disse...

Miss, acho que fazes bem :) Eu gostei bastante mesmo (pecando um pouco no final apenas)

Tita, este era um dos livros que eu tinha na pilha dos "por ler", queres melhor conselho do que este? :) Se começares a desbravar a tua pilha, vais ver que consegues poupar qualquer coisita em novas aquisições, e ainda sairás surpreendida com alguns dos livros que já tens ;)

Pedro disse...

Parece-me uma boa aposta... Só o final é que me torna reticente, porque neste tipo de livros o final é, para mim, importante =/

Miss Alcor disse...

Fiquei curiosa, apesar de esse final me ter ficado um bocadito atravessado!

anaaaatchim! disse...

Miss, acredita que não será por causa do final, que deixarem de o ler novamente um dia =) Talvez até com outros olhos, o final me pareça melhor =)

Ainda bem que já começaste a ler Clive Cussler! Fico ansiosa por ler a tua opinião lá no estaminé ;)

André disse...

Só peca mesmo por um final um bocado "forçado"..Podia ter ali desenvolvido algo mesmo arrabatador.. De resto, uma boa escolha de leitura(: