quarta-feira, junho 24, 2009

A Mensageira

Realmente não há nada como ter paciência, e sempre que possível, ler os livros cronologicamente. Estes livros de Daniel Silva estão cheios de referências a aventuras anteriores, e suponho que se não lesse por ordem não gostaria desta série Gabriel Allon, metade daquilo que estou na realidade a gostar =)

Tinha muitas expectativas em relação a este livro, uma vez que na aventura anterior Gabriel tinha abandonado Veneza - e Mario Delvechio, para regressar (de vez??) a Israel, e ao Gabinete. Para além disso Chiara tinha aparentemente saído da sua vida, e bom... gaja que é gaja gosta sempre de um pouco de romance naquilo que lê =) nem que seja mesmo pouco, hehehe!

Cada aventura de Gabriel Allon é um desfilar de personagens que se nos tornaram queridas por uma razão ou por outra... Shamron, Julian Isherwood, Leah, Chiara, Uzi Navot, Eli Lavon, Francesco Tiepolo, Donati. Ainda assim cada volume traz novas e ricas personagens como Dina, Yakov, Sarah...

Shamron sofre um atentado à sua vida, e a investigação deste atentado conduz Gabriel mais uma vez ao Vaticano, onde consegue impedir que o Papa seja assassinado - mas não que centenas de outras vidas se percam injustamente. A investigação mais aprofundada das razões que levaram a este atentado, e dos seus prepertadores, lançam Gabriel numa complicada operação secreta, na perseguição de um importante financiador do terrorismo islâmico, e de um dos seus maiores braços de ferro.

Depois do desaparecimento de Mario Delvechio em "Principe de Fogo", fiquei muitíssimo satisfeita por ter sido deixado um papel importante para um quadro
neste livro. Um quadro desconhecido de Van Gogh (verdadeiro no livro, mas infelizmente fictício na nossa realidade), que vai permitir a Gabriel lançar a linha para pescar um par de peixes, enormes, como nunca antes perseguiu.

Mais uma vez, as descrições das operações secretas deixam-me deliciada, e são para mim o prato forte destes livros, apesar de as coisas nunca correrem exactamente como o planeado, mas de o resultado final geralmente se aproximar bastante dos objectivos iniciais =)

Infelizmente aproximo-me a passos largos do final da leitura das aventuras deste espião israelita, já que comecei hoje a leitura d' "O Criado Secreto", e não se sabe quando é que a Bertrand editará "Moscow Rules" e "The Defector" (preferencialmente por esta ordem, pleaaaaase!!)

Já agora, e por curiosidade, na Wikipédia diz o seguinte: "The movie rights for the Allon series are under negotiation"... "A Mensageira" poderá mesmo ser o primeiro livro a adaptado para filme, segundo o site IMDB.com (parece até que já está um realizador associado ao projecto - Pierre Morel - apesar de ainda não se saber quem será o screenwriter...)

5 comentários:

Rock In The Attic disse...

Olá,

eu já li O Confessor e O Príncipe de Fogo, e gostei de ambos. Tenho agora, em lista de espera (a minha biblioteca já está a ficar parecida com os hospitais :)), A Mensageira. Mas antes, tenho outros livros à frente, mas ainda vai ser lido este ano, ai vai, vai.

Boas Leituras!

Joana disse...

Ok, já percebi... Vais levantando o veu :)

Tinkerbell disse...

adoro o layout do blog mt fofo :)
daniel silva nunca li nada, não sei porquê nunca me inspirou talvez por temer que seja mt seca

Tita disse...

Foi realmente uma má política da Bertrand em não os editar na ordem correcta.
Só me falta ler o q está a a ler agora, pois na altura em que li parte dos livros da série Allon ainda não o tinha comprado.
Tb aguardo pela publicação dos dois q faltam =)

anaaaatchim! disse...

Homem do Leme, acho que nunca conseguiremos colocar a leitura em dia.... simplesmente porque não deixamos de comprar (e eu até me tenho portado "bem" ultimamente...) =)

Ladybug não é por mal =) Só te posso aconselhar mesmo se espionagem ou policial for o teu género literário =) Se for o caso, aconselho sem reservas ;)

Tinkerbell obrigada!! Que doces palavras acerca do layout... fiquei babada =) Quando ao Daniel Silva, se espionagem for o teu género literário, então acho mesmo que deves arriscar a ler =)

Tita, agora que me aproximo do final, começo a sentir uma pena antecipada pela minha separação forçada destes personagens =) ...ainda foram uns meses de convivência quase diária =) Espero que a Bertrand não demore muito a publicar!!