segunda-feira, agosto 29, 2011

Leituras em Férias

A 2ª parte das nossas férias tem sido bastante calma... Estamos em casa. Mas o início foi uma conversa bem diferente, e fica para um outro post, com direito a fotos e tudo (prometo).

Há muito tempo que não lia tanto... E que bem que sabe!

Aquela imagem que está ali na coluna da leitura actual já se encontra desactualizada há bem mais de 1 mês...

Entretanto já li de rajada os 3 livros do Luís Miguel Rocha: O Último Papa, Bala Santa e A Mentira Sagrada... E mais leria se os houvesse. Apesar de me ter custado um pouco a habituar ao tipo de escrita, com muitos mais "rodeios" do que estou habituada e do que costumo apreciar, lá acabei por me resignar, e a verdade é que fiquei fã dos personagens, principalmente de Rafael e do misterioso JC (que passa de vilão a "frienimy")... De Sarah, um pouco menos, porque não sei porquê a personagem não me consegue transmitir a ideia de ser um extremamente inteligente e perspicaz, como é suposto ser, principalmente a partir do 2º livro, apesar de no 3º já estar um pouco (muito ligeiramente) melhor.

Na minha opinião acho que LMR é muito pouco apreciado entre os seus, e confesso não perceber bem porquê, pois acho que os livros dele não ficam nada mal ao lado dos de Brad Thor, ou Steve Berry, ou mesmo Dan Brown, por exemplo, alguns dos meus escritores preferidos.

Até a nível de representação editorial no nosso país, o seu percurso se tem revelado deveras inconsistente... Pois os 3 livros mencionados, foram publicados por 3 editoras diferentes. Agora que faz parte do "painel" de autores de um dos nossos gigantes editoriais, pode ser que estabilize...

Espero que as pessoas deixem de criticar e de dizer mal, apenas por LMR ser português, como nós, pois o que é português também pode ser tão bom, e de nível equivalente, ao que é estrangeiro.

...sempre gostava de saber se os críticos aguerridos que por aí proliferam na blogoesfera se deram ao trabalho de ler sequer os seus livros.

Bom, mas deixando LMR de lado, neste momento estou a ler, e a adorar o último livro que a Saída de Emergência publicou de Clive Cussler: Pacífico, da série Dirk Pitt, já tinha saudades de ler uma destas aventuras aquáticas.

Não posso deixar de me perguntar quando - se de todo - a Saída de Emergência retomará a publicação da série NUMA files.

Esta irregularidade das editoras nas suas publicações chateia-me de resto, um pouco o juízo... Tanto que um dia destes estive com um livro de John Le Carré em mãos, prestes a comprar, quando o voltei a pousar na prateleira, por ser o 1º de uma triologia... é mais seguro comprar quando a tal triologia estiver toda publicada, para evitar surpresas desagradáveis (como o abandono de determinada série a meio do percurso).

...e já que estou a falar de editoras, foi com muita pena que descobri que a Difel encerrou. Principalmente porque era esta editora que publicava um dos meus escritores preferidos: James Rollins. Espero que uma outra venha a pegar nas suas obras... Caso contrário terei que repensar a minha posição de não ler os livros no seu idioma original... *suspiro*



- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários: